quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Restauração !

O que é restauração ?
A conservação e restauro é uma disciplina técnica cujo objetivo é conservar ou restaurar objetos de reconhecido valor. A validade e pertinência de intervenções em determinadas obras, particularmente, aquelas de maior importância e respresentatividade para a História da Arte são sempre muito questionadas. Uma das mais polêmicas já realizadas teve lugar na Capela Sistina nas duas últimas décadas do século XX nos afrescos de Michelangelo.
Restauração da Capela Sistina
No último quartel do século XX, obras empreendidas no teto da Capela Sistina no intuito de recuperar o brilho original do tempo de Michelangelo, foram motivo de inúmeras controvérsias.
Restaurações vinham sendo feitas ao longo dos anos. O projeto mais audacioso, entretanto, foi o empreendido sob supervisão do restaurador Gianluigi Colalucci, iniciado em 1979 com a limpeza da parede do altar: O Juízo Final, de Michelangelo. Durante este período a capela esteve fechada ao público que visita o Museu do Vaticano - cerca de 3.000.000 de pessoas por ano - só voltando a ser reaberta em 8 de Abril de 1994.



Juízo Final - Michelangelo
(antes da restauração)
Juízo Final - Michelangelo
(durante a restauração)

Juízo Final - Michelangelo

(depois da restauração)


Fonte ~~> http://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_e_restauro






















































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário